domingo, 8 de abril de 2012

A páscoa e a sua pele.

Leitores amados, desejo uma ótima páscoa para cada um de vocês!

Que, neste momento,  possamos refletir sobre as nossas ações e sobre os sacrifícios que temos feito em prol dos mais necessitados, com muita compaixão.

Massssss, falando sobre a Páscoa e tudo o que está ligado a ela ( sim, sim, eu quero dizer sobre a COMILANÇAAAA!!), vamos a realidade de tudo o que envolve este período, dermatologicamente falando.

O ovo de páscoa ( aquela tentação em formato de ovo, você quer dizer, ne!!) não é o único causador da acne neste período.
 Estudos não conseguem comprovar o efeito direto do excesso do cacau ( ou chocolate) na formação ou piora do quadro da acne, maaaaasssss ( antes que você saia por aí estourando fogos e atracando com um ovo inteirinho) eles comprovam uma relação de piora da acne com o excesso de leite e /ou derivados.



Portanto, amores, indiretamente, o ovo de páscoa ( por ter leite, muito leite !) pode, sim, piorar a acne, além de te fazer engordar alguns terríveis quilinhos. ( desnecessária esta lembrança, não??)




O excesso de bacalhau e a sua maneira de preparo ( sempre regado com muito azeite ) também pode piorar a oleosidade da pele e acarretar um quadro mais intenso de acne. ( essa era novidade pra vocês?)

Isso mesmo. Apesar de muito bom para a saúde , o azeite em excesso é um grande estimulador para as glândulas sebáceas da pele e podem estar ligados a esta piora momentânea e pontual, apesar de não haver estudos científicos que comprovem esta relação de uma maneira direta.

Experiência própra, vivencio esta associação na minha prática diária e no consultório: Bacalhoada piora a acne!



Entretanto, apesar de todos estes pontos negativos a respeito da Páscoa, saiba que passar vontade pode, também, gerar um quadro de acne, de mau-humor ( vulgo " histeria")  e levar à queda de cabelos.

Sim, amores, o estado de stress causado pelo fato de se olhar uma travessa de bacalhau transbordando no azeite e de um ovo de páscoa de Kit Kat ( pegou pesado, doutora!!) e não se permitir nem um pe-da-ci-nho pode aumentar o seu cortisol no sangue e acarretar todos aqueles sinais citados por mim anteriormente.

Portanto, a conclusão que se tira e o conselho que posso dar a vocês agora é : sejam felizes nas suas escolhas!

Opte pela bacalhoada e / ou pelo ovo de trufa de carolina recheada, mas comece  a segundona com projetos para combater as suas consequências.




O segredo é, mesmo, ter a sabedoria de se encontrar o equilíbro.

Um beijão no coração!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Dr. Gostaria de lhe parabenizar pelo belo trabalho que faz no blog. Acesso todos os dias para ver as novidades. Gostaria de saber, se possivel, o que é hyasol? Obrigada