segunda-feira, 18 de março de 2013

A acne, você e a mudança de hábitos...!



Oie, leitores queridos!

Muito obrigada pelos e-mais fofos que venho recebendo...Mesmo quem  mora a muitos Km de distância de mim, quem sabe um dia não terei o super prazer de cuidar de vc, hein??


Bom, seguindo o post de hoje e falando nas temidas e indesejadas espinhas, aquelas que insistem em nos acompanhar por toda a vida, vamos falar de solução.





A acne é como muitas doenças na dermatologia : de tratamento crônico.
E digo mais : Não há idade para esta afecção, ao contrário do que muitos imaginam....Ela acomete desde recém-nascido ( acne neonatal) até adultos ( acne da mulher adulta).
Eu sei que ninguém gosta de saber disso, pelo contrário. O que todo paciente deseja quando procura um médico é que RESOLVAM o seu problema...lamento informar, mas com a acne não é assim.

O que não quer dizer que você terá que se conformar com ela, helooo!
Apenas que o tratamento dermatológico fará parte da sua vida, a partir de agora, como um grande e querido amigo.
Entendendo essa relação de CONTROLE da acne, vamos aos principais mandamentos para mantê-la livre do seu corpitcho.

1.) Mantenha a sua pele limpa, mas sem exageros.
Isso significa lavar a pele ATÉ 3 x ao dia com um sabonete próprio para a pele oleosa.
Um aviso aos portadores de Transtorno Obssessivo Compulsivo ( TOC) que lavam o rosto desesperadas mil vezes ao dia: O excesso de limpeza leva a um aumento de oleosidade, a chamada oleosidade rebote, ok?



2.) Tire a mão do rosto!
Pelo amor de todos os santos padroeiros da pele de diva...! Ficar limpando o rosto com as mãos durante o dia ou...( pausa para o grito...!) espremer cravinhosou espinhas ou sei lá mais o quê não te pertence mais.
Mude este hábito antes que ele deixe marcas irreversíveis na sua pele, OK??




3.) Alimente-se bem!
Lembre-se de que a acne é , também, reflexo da sua alimentação. Portanto, se você deseja melhorar de dentro para fora, comece , já, a inserir na sua alimentação fontes de fibras e diminua o leite ,derivados e junk food, please.



4.) Cuidados com cápsulas de proteínas e outros suplementos.
Esta aparentemente "inofensiva" suplementação pode agravar o seu quadro clínico. Isto porque a proteína aumenta a oleosidade da pele e couro cabeludo e contribui na formação do meio propício ao aparecimento das danadinhas.




5.) Maquiagem somente oil free.
Muita calma na hora de tentar esconder as maleditas a qquer custo. Maquiagem oleosas não só pioram como ainda podem desencadear  a chamada "acne cosmética". Portanto, a base aliada é aquela totalmente oil free, entendido? E antes que eu me esqueça: USE UM BOM DEMAQUILANTE DIARIAMENTE!





7.) Dermatologista, nele !
Marque um dermatologista e verifique com ele qual a melhor opção terapêutica para o seu caso. Existem muitos tratamentos orais, tópicos e no consultório para te fazer conviver bem com esta doença crônica, porém passível de controle.
E a rede pública também oferece profissionais gratuitamente para cuidar de você.
Quanto mais tempo demorar a tratar, maior será a sua chance de apresentar cicatriz pós acne.



Um beijão no coração e até breve!










3 comentários:

Ana Cláudia disse...

Dra. Fernanda Lindaaaa! Tenho uma pele 'tratável', em outras palavras... Uma pele que está implorando por cuidados! A consulta com a dermato já estava marcada quando encontrei o seu blog, infelizmente moro um tantinho longe de ti, então vou continuar aguardando a minha consulta aqui em Sampa. Gostaria só de registrar que segui essas dicas e fiquei abismada como já obtive resultado em apenas uma semaninha! Lavando a pele e principalmente, no meu caso, não cutucando, já percebo uma pele mais saudável! Obrigada! Parabéns pelo lindo trabalho! Beijos docinhos, Ana

Lidiane Vasconcelos disse...

Olá, Dra. Fernanda!
É sempre muito bom lembrar essas advertências. A dica de não ficar com a mão no rosto, por exemplo, é excelente. Quanto a isso, preciso mudar meu hábito já!
Obrigada pelas dicas. =)
Beijos,
Lidi

Rafa disse...

Poxa, doutora, a senhora bem que podia atender aqui no Rio de Janeiro hein rsrs

Beijinhos!