domingo, 18 de março de 2012

A Dermatologia e o desafio das doenças hereditárias...

A Dermatologia não é só estética.


Mais do que isso, ela abrange um conjunto de doenças dificílimas que se manifestam pela pele e a acometem em diferentes graus.


E é justamente este conhecimento mais a fundo das chamadas DOENÇAS de pele que nos diferenciam dos famosos médicos "estetas" existentes por aí, que só atuam na área da medicina estética.


O Dermatologista é aquele que leva o seu paciente "da doença à saúde e da saúde à beleza", como diria a minha querida professora Luna Azulay.




Muitas pessoas já vivenciaram, outras apenas conhecem de nome, mas muita gente já ouviu falar em algum momento da sua vida algo sobre as muitas doenças dermatológicas ditas congênitas ou hereditárias.






Elas são muitas. De nomes estranhos ou fáceis de guardar, variam desde a tão conhecida acne, o vitiligo, a psoríase, a dermatite seborreica ( caspa) , como ainda a queda de cabelo de padrão genético ( a chamada calvície) , o melasma ( mancha de pele ) e assim por diante.








Mas, afinal, porque é tão difícil tratar as doenças de pele de causa dita  genética?


1.) Porque não há cura, há apenas o seu  CONTROLE.


Não é difícil entender que não há como invadir o DNA do indivíduo e modificar a sua predisposição para expressar aquele gene, certo?
É como se a pessoa que tem cabelo cacheado tivesse alguma possibilidade de fazê-lo nascer liso...impossível, não é?


2.) Porque o papel do paciente é DECISIVO no sucesso do tratamento.


Eu sempre falo no consultório que não me adianta prescrever o que há de mais tecnológico no mundo se eu não puder contar com a adesão e a fé do meu paciente no nosso tratamento.
E é essa disciplina em tratar aliada à confiança peça fundamentais para o sucesso do tratamento dermatológico, principalmente destas condições.


3.) Porque exercitar a PACIÊNCIA será um grande remédio.


Muitas dessas doenças dermatológicas de componente genético estão intimamente relacionadas com o estado emocional do paciente. Por isso, a ansiedade, a angústia e o estress são nossos piores inimigos na resposta ao  tratamento.


Portanto, respire fundo, encare uma psicoterapia, se for o caso, e exercite a paciência. 


4.) Porque o paciente necessita AMAR o seu dermatologista.


Como toda doença  crônica, o tratamento destas disordens é eterno.
E não há nada pior do que fazer deste "casamento" ( de você com o seu dermato) algo insuportável.
Portanto, defina qual é o especialista que irá cuidar de você. Escolha alguém com quem você se identifique e em  quem você confie e, ainda, que te dê a liberdade em perguntar o que você desejar e se entregue, de corpo e alma, nas mãos dele.


Assim, meus caros leitores, ainda que a tecnologia atual não disponha de cura para muitas destas doenças, criamos  a possibilidade da convivência com ela de uma maneira menos dolorosa.


Quem sabe um dia, de preferência não muito distante, eu volte para refazer este post e falar sobre as novas possibilidades terapêuticas com células-tronco, por exemplo?






Não vamos perder as esperanças. Jamais!







Um comentário:

Izabel disse...

Oi,
Muito importante essa matéria.
Verdade Drª, jamais perder as esperanças!
Bjnhss..
Izabel