quinta-feira, 31 de maio de 2012

Falando sobre estrias...!

Amores,

Obrigada pelas sugestões de posts que venho recebendo!
Estou muito feliz em saber que muita gente curte e acompanha o blog e vou tentar atender a todos, dentro do possivel, ok?
Hoje, especificamente, vou atender ao pedido de uma leitora e falar sobre as estrias e os possíveis tratamentos.

 Não acredite em milagres !!

Vocês já devem imaginar que na dermatologia não existe milagre, certo?
E vocês devem, também, saber que algumas condições ( como as estrias!) na dermatologia ainda estão longe de serem "curadas".
Masssss, a boa notícia é que, apesar de não se prometer exterminar com as danadinhas, pode-se, sim, melhorá-las bastante, em alguns casos arrisco dizer... 90%.

Bom, para entender as estrias, raciocine como se fosse um elástico arrebentado.



Isso mesmo, pense naquele elástico ( e estas são as fibras elásticas da sua pele) sendo esticado até se romper definitivamente...entenda que é impossível voltar a unir as suas pontas e fingir que nada aconteceu, porque elas foram danificadas definitivamente pelo excesso de estiramento.

Com as estrias é a mesma coisa. O excesso de peso, a gravidez, ou um crescimento abrupto gera o estiramento e acaba arrebentando definitivamente, gerando aquelas marcas avermelhadas inicialmente e posteriormente as terríveis "cicatrizes"esbranquiçada em formato linear nos glúteos, costas, pernas, mamas, etc.



Como eu disse antes, não há tratamento definitivo para este quadro, mas a dermatologia ( que joga sempre no nosso time, OBA!) tratou logo de criar tratamentos visando uma única coisa : COLÁGENO!!

Claro! quando se estimula colágeno novo, melhora-se muito o aspecto "frouxo"causada pelo aparecimento da estria, ela se fecha e se você tiver sorte, pode ATÉ sumir!
Atualmente, os tratamentos voltados para  a recuperação das estrias são os seguintes:

  • Peelings físicos e químicos
  • Luz intensa Pulsada
  • Cirurgia
  • Laser de CO2
  • Carboxiterapia
  • Intradermoterapia 
A escolha de cada procedimento dependerá, dentre muitos fatores, do tipo determinado da estria ao exame,  idade do paciente, tolerabilidade à dor, custo e posibilidades financeiras  e cor da pele.
Estes tratamentos variam de 100 a 1000 reais/ sessão e o número de sessão depende muito de cada paciente.

O tratamento domiciliar é mais restrito, já que se trata de uma condição de  difícil tratamento, e é feito com ácidos prontos ou manipulados  e hidratação excessiva e abundante da pele.

A formação das estrias depende de fatores muito individuais, genéticos. Portanto, é muito difícil falar em prevenção total.
O que se pode ( e se deve fazer!) é caprichar na hidratação da pele, evitar ganhos abruptos de peso ou de massa muscular  e ter muita fé!

Espero ter sido esclarecedora, apesar de se tratar de um tema complexo!

Um grande beijo, amores,  e até logo!




Nenhum comentário: