quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pele descamando com o tratamento...e agora??

Olá, amores!


Sempre oriento aqui nas minhas consultas sobre as possíveis reações da pele durante o tratamento domiciliar.


"Perco" tempo ( GANHO, nesse caso) ensinando aos meus pacientes como usar os produtos na pele, qual a quantidade, de que maneira espalhar na face, etc...

Mais, sinalizo bem na receita, desenho os tamanhos suficientes de cada produto ( quem é meu paciente, sabe...a receita fica CHEIA de figuras) masssss, mesmo assim,  a descamação na pele PODE ocorrer.


O fato é que a pele que não vinha sendo tratada " reage " a este estímulo que é o tratamento ( ainda bem que reage, afinal, ela está viva!) e é quando esta troca de pele programada e desejada é observada na forma visível de descamação.






Veja bem, eu disse PODE ocorrer. Não é um fato obrigatório, como muita gente imagina, durante o seu tratamento de pele, nem deve perdurar por muito tempo.


Eu, Dra. Fernanda, considero e explico aos meus pacientes que, durante a primeira semana de tratamento, uma pequena descamação na pele pode ocorrer e é considerada normal.


Ao contrário, uma descamacão mais grosseira, pele avermelhada que arde até com o vento que passou no vizinho e que dura muito tempo... PARE, RESPIRE E HI-DRA-TE!






Tratamento de pele em casa não é e não deve parecer um peeling contínuo e constante.


Neste caso,o mais provável de ter ocorrido é um fenômeno chamado IRRITAÇÃO ( pelo excesso de quantidade dos produtos ) e não alergia. como muitos acreditam.

De qualquer forma, frente a este quadro, mantenha os hidratantes e o filtro solar e procure a sua dermatologista para equilibrar mais o seu tratamento dermatológico.


Nós , dermatologistas,  estudamos para isso e temos nas mãos conhecimento suficiente se não para acertar de primeiro, para conduzir e equilibrar o seu tratamento, sem grandes sofrimentos.


O importante é saber reconher os sinais e as possíveis anormalidades do seu tratamento belezístico e solicitar o apoio da sua dermato...ela irá te auxiliar, não tenho a menor duvida!



Bjinhos e até.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dra. Fernanda,

Ótimo post. Muitas vezes as consultas médicas são muito impessoais. Nenhuma dermato me passa a quantidade de cada produto prescrito, só diz, pouco ou muito. Eu sempre pergunto depois mas me sinto meio chatinha...

Bjinho

Mi

♥Bia♥ disse...

Oi Drª muito esclarecedora sua resenha. Parabéns!
Doutora eu já tentei por diversas vezes utilizar o ácido glicólico com baixa e alta porcentagem, em dias alternados, fiz tudo como ele indicou, quantidade e não consigo. Minha pele fica ardendo direto, incrível fica como a Srª descreveu "pele avermelhada que arde
até com o vento que passou no vizinho" rs.
Nossa Drª é bem assim que minha pele ficava quando usava o glicólico. Meu Dermato disse que não posso mais usá-lo :(.
Minha pele ficava muito irritada.
Sei que no começo do tratamento é normal acontecer isso. Mas comigo não foi bem assim com esse ácido.
Conversei com meu Dermato e relatei tudo que estava acontecendo.
Acho muito importante ter acompanhamento do médico, qualquer reação desagradável devemos manter nosso médico informado.
O que seria de nós sem vcs! Adoro consultar com Dermatologista pq amo cuidar da minha pele :D
Gostei muito do seu post. Com certeza ajudará muitas leitoras e pacientes :).
Obrigada. Bjs