terça-feira, 3 de julho de 2012

Não custa reforçar...Quem cuida de pele é o Dermatologista!

Achei interessantíssima esta nova iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia em explicar ao público ( que não têm a menor obrigação de saber!) porque  quem deve cuidar da sua pele é o dermatologista.




Vocês sabem que esta  é a " especialidade da moda"  e acabou sendo abordada por todos os lados por profissionais médicos não capacitados tecnicamente para exercê-la, ou seja, não dermatologistas.

A trajetória para virar dermatologista , oficialmente reconhecido como tal, funciona assim:


  • Cursinho intenso ( no meu caso foi 1 ano de dedicação absoluta !);
  • Vestibular ( arghhhhhh!);
  • 6 anos de faculdade de medicina (delícia, para quem gosta!);
  • Cursinho especifico preparatório para passar em dermatologia;
  • Prova de residência médica para dermatologia (uma briga de foice disputadíssima!);
  • 2 a 3 anos de residência médica ou pós-graduação em serviço CREDENCIADO comendo, bebendo e vivendo intensamente a Dermatologia ;
  • Cursinho preparatório para a prova de título de especialista;
  • Prova prática e teórica de título de especialista em dermatologia que acontece 1 x ao ano;
  • DERMATOLOGISTA ( enfim...e lá se foram 10 anos, no meu caso...!)



Como vocês puderam perceber, o caminho não é curto e ninguém disse que seria fácil, mas é um caminho NECESSÁRIO para uma boa formação técnica, sob o meu ponto de vista.

Não tenho nada contra  as escolhas de cada um, só não posso concordar, absolutamente, com aqueles que optaram pelo caminho " mais fácil" e , na minha opinião,  muito pobre no quesito " formação" e "capacidade técnica" para exercer a especialidade no nível e padrão pela qual prezamos.

Ainda, sinto que é minha função esclarecer a realidade que nos cerca e que cerca a Dermatologia atualmente, para que vocês, leitores queridíssimos possam se certificar  a quem estão entregando a saúde da sua pele.

Portanto, cuidado!....quem se intitula como tal, não necessariamente o é.

Espero ter sido esclarecedora, lamento ter sido um pouco dura...

Um beijo grande!





5 comentários:

Lourranny disse...

Olá Drª. Fernanda, tudo bem?

Este post é fundamental, pois a febre do momento é fisioterapeuta se passar por dermatologista, especialiazando-se em dermato-funcional.

Fui vítima de uma grande imperícia de uma fisioterapeuta em minha cidade. Na quinta feira da semana passada me submeti a um peeling de diamante, durante o dia minha pele estava muito vermelha e quente, porém a testa, buço e queixo estavam muito escuros(como uma mancha marrom escura)entrei em desespero e comecei a pesquisar na net sobre o peeling de diamante, até que encontrei uma sugestão de passar bepantol para acalmar a pele e foi o que eu fiz, porém na sexta-feira ao acordar percebi que a vermelhidão diminuiu mas a mancha na testa, queixo e buço escureceu mais(ficou parecendo um cavanhaque). Liguei para a fisioterapeuta e ela disse que eu não deveria ter passado bepantol e que era para eu esperar 7 dias se não melhorasse era para eu retornar à clínica. Mas eu não aqguentei esperar, na segunda feira cedo fui até a clínica, ela viu meu rosto e eu perguntei se ela usou ácido e ela disse que sim, que usou resorcina 30%, e o pior de tudo é que ela disse que NÃO tinha nada a ver com o ocorrido, que minha pele manchou por minha culpa, que o bepantol queimou minha pele. Eu sou leiga em medicina, e todas as áreas da saúde, mas apesar de minha ignorância neste ramo, sei que vitaminha não mancha pele, muito menos bepantol que contém vitaminha B5. Durante o procedimento, após lixar a pele com a ponteira de diamante, ela passou alguma coisa que eu senti meu rosto enrigencendo, como se estivesse com caimbras fortes e isso perdurou até uma hora da tarde mais ou menos.

Eu procurei uma dermatologista na segunda feira mesmo, e a dermatologista disse que minha pele estava queimada(este é o motivo das manchas após o peeling), então ela receitou epidrat sensi, adinos gel creme, anthelios 40 ac, e fisiogel AI loção. Ela recomendou usar fisiogel por 30 dias no rosto a noite e o adinos por 5 dias(manhã e noite) e marcou o retorno após 30 dias.

(Achei estranho ela não ter me receitado nenhum clareador, será que só esses produtos vão clarear minha pele, Drª Fernanda? Está horrível, parace que tenho um cavanhaque) A Drª. disse que não posso usar maquiagem e nem protetor solr com cor(eu uso o Anthelios Unifiant 50), mas ela suspendeu.

Tive uma péssima experiência, estou muito triste com meu rosto manchado, pois não tenho espinhas, não tenho marcas de espinhas, tenho manchinhas de cravos que espremo, minha pele tem muita facilidade de mancha,tenho um tom de pele "medio"(não sei o termo correto), mas não sou branca, não tenho pele negra e nem morena clara e nem morena escura, minha pele está entre os dois tons de pele morena, onde eu encosto fica marcado, se tiro um cravo fica a mancha marrom, nunca fiz nenhum procedimento em meu rosto a não ser limpeza de rotina e uso de creme clareador (demelan). Eu procurei o peeling por vaidade mesmo, por querer tirar as mínimas manchinhas de cravos. Agora NUNCA MAIS PROCURO FISIOTERAPEUTA para cuidar de minha pele.


LEITORES DO BLOG, NUNCA PROCUREM FISIOTERAPEUTAS PARA PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS, O ÚNICO PROFISSIONAL QUE DE FATO CONHECE E ENTENDE DE PELE É O MÉDICO DERMATOLOGISTA.


Drª. Fernanda, parabéns pelo blog. Obrigada por dividir este espaço conosco.

Bjo

Yara disse...

Drª Fernnda seu blog ja consta nos meus favoritos, adoro como aborta os temas sobre dermatologia com ética e cuidado, quem me dera se pudesse ter uma dermatologista como a Srª tenho um melasma entre os olhos e ja fui há varios dermato e não consigo melhora ,como diz meu marido vivo no reboque de bases e pó ,mas enfim isso é problema meu ,né , boa sorte a vc e leio seu blog sempre até mesmo quando tenho duvidas beijokas no coração , te adoro sem conhecer !!!

Dra.Fernanda Aguirre Bottura disse...

Lourrany, a fisioterapia dermato-funcional é uma especialidade muito bem-vinda para complementar o tratamento dermatológico, principalmente corporal. Entretanto, ele deve ser acompanhado e supervisionado por uma dermatologista, sem a menor duvida. Entendo o seu desespero e a sua revolta!
Yara, obrigada pelo carinho comigo e com o blog! Beijos para vocês!

Carol disse...

Estou nessa luta, Fer!
Tenho 17 anos e saí da casa dos meus pais no começo do ano, fui pra capital fazer cursinho, vou prestar vestibular pra medicina e meu sonho e me tornar dermatologista. Espero que algum dia eu possa ser tão boa quanto você. Pois você é, de verdade, uma das maiores inspirações pra mim!
Parabéns pelo seu trabalho e continue dando o melhor de si. Torço muito pra você!
Beijos linda!!

Unknown disse...

Dra Fernanda respondeu a altura. Na nossa legislaçao, em Fisioterapia, ha uma porcentagem muito baixa de produtos com acido que podemos usar. Existem Fisioterapeutas e Fisioterapeutas e nao devemos generalizar, assim como existem medicos e medicos e nao é porque uma queimou seu rosto, minha cara Lourrayne, que outros profissionais farao o mesmo. Nos estudamos muito para ocupar um espaço e nao tentanto ser dermatologista como voce citou que conseguimos isso.

É importante que saibamos medir determinadas palavras antes de julgar, pois nao é assim que funciona. Eu como Fisioterapeuta dermato funcional me senti muito ofendida com o seu relato, te entendo e nao te julgo com relacao a sua revolta, mas por favor, nao generalize e nem mesmo diga que estamos nos passando por dermatologistas pois exercicio ilegal da profissao é crime.

Mariana.