quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Projeto pele linda no verão: PARTE 8.

8.) Intensifique o clareamento da pele no consultório;

Queridos, ainda neste projeto " pele de Barbie- diva"  ( ou de Ken, porque não? ), apesar da irradiação mais forte do ano, não há como não falar sobre o clareamento da pele.



Em um país tropical como o nosso, onde se bronzeia até em casa assistindo TV, o clareamento antes da exposição solar se faz, na minha humilde opinião, extremamente necessário.

Vocês devem imaginar, moro em Cuiabá ( para os íntimos : Cuiabrasa!) onde não há praia, mas só há 2 estações o ano inteiro, segundo meu pai : Verão e estação rodoviária!





Sendo assim, nem preciso dizer que os melasmas mais terríveis  e de difícil tratamento do mundo     ( e existe melasma fácil, por acaso??) fazem parte do meu dia-a-dia de consultório, assim como arroz e feijão.

 
E não tem choro, nem vela, nem milagre a laser ou em cápsulas para curar o melasma ( como alguns insistem em  dizer existir...pausa para indignação...pronto!) ...existem, sim, tratamentos que se complementam nessa busca difícil, mas possível, pela pele mais clara e com o melasma mais hummmmmm, digamos...controlado.

 
Dessa maneira, acabei entendendo   que a melanina precisa ir para o Sol quietinha, calminha, controlada     ( "amiga...amiga.."!)...e, assim,  uma das minhas condutas antes do verão é  dar um super gás no clareamento da pele do meu paciente antes que ele (  pausa para choro...sniiiiiiiiff!!) embarque em busca do Sol e volte aos prantos no meu consultório ano que vem.


Assim, pego pesado nas fórmulas clareadoras dos pacientes, programo peelings clareadores suaves até 15 dias antes da praia e  retiro o ácido retinóico com antecedência, mantendo uma manutenção do tipo " fora-mancha-deste-rosto" manipulada por mim, para uso noturno...
Quanto tempo?? Depende do caso...cada um, é cada um e cada manchinha é de um jeito!

Masssss cuidado, leitores afoitos- ansiosos- desesperados !

Essa é  a minha conduta  e tenho tido bons resultados assim, com meus pacientes.

Isso não significa que o seu dermato está errado porque não fez isso, ou algo do tipo.


Bom, é isso...espero ter ajudado!

Não se esqueçam do uso de um BOM filtro solar, da reaplicação a cada 2 horas e do KIT SOS verão com boné, óculos  e , se for o seu caso, cápsulas de filtro solar oral.

Um beijão, juízo e até!

Em tempo, assistam minha entrevista de hoje para a Globo sobre queimadura solar e insolação:
Clique    aqui.




6 comentários:

Patricia disse...

Olá Dra. Passei a ser leitora do seu blog hoje. Cheguei 'por acaso' aqui e estou adorando as dicas. Procurei notícias sobre manchas escuras nas pernas, mas não encontrei. Tenho alergia a picadas de mosquitos e não resisto a coçar, razão pela qual essas picadinhas viram feridas e depois manchas escuras que incomodam muuuito, ainda mais nessa época do ano! :( Alguma dica de produtos ou tratamentos que possam 'eliminar' essas manchas o mais rápido possível? Obrigada :)

Patricia disse...

Ah. No caso (com manchinhas escuras na pele) será que eu poderia fazer uso de um autobronzeador ou só pioraria a situação? É que estou querendo pegar uma corzinha rsrs

Lidiane disse...

Não vivo mais sem as dicas do seu blog! e sua pele legitima todas os cuidados sugeridos!

Unknown disse...

Olá,Dra.Estou apaixonada por seu blog.Tenho 29 anos e uma filhinha linda de 11 meses que estou amamentando ainda.Como o tempo passa e a beleza também... preciso me cuidar.Pode me dar alguma dica de algo que possa usar para amenizar as manchas causadas pelos sol, devolver o viço e espantar as ruguinhas que já começam a aparecer? Quando engravidamos ficamos sem muitas opções de produtos para nos cuidarmos e depois quando os BBs nascem ficamos sem opção e sem tempo...e depois ficamos sem opção, sem tempo e sem vontade de se cuidar!! Oh vida!!!!Ser mulher é difícil...rsrsrsrs

Unknown disse...

Amo o seu blog.Vc é uma mulher linda!

Lidiane disse...

Leio com atenção suas orientações de cuidado com a pele no verão. Mas fiquei com uma dúvida: qual o melhor método de depilação? aquele que irrita menos a pele e deixa a gente abusar dos shortinhos no verão.