domingo, 30 de dezembro de 2012

Projeto pele linda no verão: PARTE 9.

9.) Use e abuse de alimentos fonte de beta caroteno;


Continuando e  quase finalizando este delicioso projeto verão,  não se esqueçam do famoso tratamento " de dentro para fora."
Sim, leitor querido, antenado, que quer pegar um bronzeado SAUDÁVEL e mantê-lo fielmente por um período de tempo maior.

O termômetro na hora de saber se o seu bronzeado esta senso executado de uma maneira saudável ou não é o " descascar" da sua pele... atente para ele!
Este sintoma ( feio, abominável e indesejável) significa que você passou da conta e  prejudicou a sua pele...CUIDADO!
Não posso deixar de dizer que estas queimaduras solares intermitentes ( aquelas de vez em quando) são uma das principais causas de câncer de pele do tipo melanoma no futuro.

Massss, se você deseja fazer a sua parte bonitinha ( o) como uma digna leitora do dicas de pele, vai o conselho da dermato-amiga-protetora aqui:

Use e abuse de BETA CAROTENO por via oral!

Além de ser um excelente anti-oxidante, esta substâncias, os carotenóides ,são um grande grupo de pigmentos solúveis em gordura. Parte deste composto se transforma em Vitamina A, a qual auxilia na produção da melanina na pele.
Eles dão as cores vermelha, laranja e amarela aos alimentos e são estes ( alimentos coloridíssimos) que você deve usar e abusar na sua dieta de verão.

Atenção a eles:


  • Vegetais amarelos/laranja – cenouras, batatas-doces, abóboras.
  • Frutas amarelo/laranja – melão, papaias, mangas, carambolas, nectarinas, pêssegos
  • Vegetais de folhas verde escuras – espinafres, brocolis, couve, chicória, escarola, agriões e as partes verdes de linho, nabos, mostarda, dente de leão.
  • Outras boas fontes vegetais e frutas – abóbora menina, aspargos, ervilhas, ameixas.
Ainda, se você é adepta ás capsulas, existe uma gama destas a base de carotenoides a sua disposição nos mercados brasileiros e internacionais:




O ideal seria iniciar a utilizar estes produtos ( tanto as capsulas quantos os alimentos ) 15 dias antes da exposição solar, ok?
Bom, queridos, é isso.
De maneira nenhuma, quero que este post sirva como um incentivador ao Sol.
Pelo contrário, quem acompanha meu trabalho no consultório ou pelo blog sabe o quanto eu defendo o Sol consciente ou a sombrinha relaxante, melhor dizendo,e o quanto falo e repito sobre os efeitos mais do que nocivos do Sol desprotegido.
Portanto, queridos, sou a favor do verão consciente e saudável, acima de qualquer coisa.

Um beijo grande  e até logo!

Um comentário:

Unknown disse...

Sempre usei betacaroteno no verão para eliminar a minha sensibilidade solar, mas desde que ganhei melasma, não sei mais se posso usar este antioxidante?!