domingo, 3 de abril de 2011

As Aquaporinas e a sua pele...

Olá.

Se você é uma pessoa antenada nas invenções da área dermatológica e em tudo no que diz respeito à pele, vc já deve ter ouvido falar nelas: As Aquaporinas.
Como o próprio nome diz, as Aquaporinas correspondem a  uma classe de  proteínas que apresentam a propriedade de formar poros na membrana das células para permitir a passagem de água e íons e são também chamadas, por isso, de " Canais de Água".
A presença destes canais aumentam a permeabilidade das membranas à água, favorecendo a hidratação da pele e a retenção de minerais essenciais para a saúde e para a vitalidade das células.

Em 2010, a revista VEJA apresentou uma matéria sobre a importância desta descoberta que rendeu o prêmio Nobel a Peter Agre e a Roderick MacKinnon pelo seu trabalho sobre a estrutura e funcionamento de canais iónicos.



Sim, mas o que nós temos  a ver com esta descoberta tão fascinante?
Através desta descoberta, da existência destes canais, as indústrias de cosméticos têm investido cada vez mais em produtos que ativam e potencializam estas estruturas e , consequentemente, revitalizam e rejuvenescem a nossa pele.

A  Eucerin lançou, recentemente, uma linha de produtos chamada Aquaporine Active, com esta proposta.

A linha é composta por 4 produtos: 3 Hidratantes faciais e 1 hidratante para o contorno dos olhos.

Tenho prescrito bastante esses produtos, mas é claro, a  "la Dra Fernanda Aguirre", sempre com uma diquinha extra durante a utilização.

Acho muito bacana laboratórios antenados com a evolução no campo da cosmética, que colocam a nossa disposição produtos com alta tecnologia.

Mais ainda, AMO acompanhar cada passo  da evolução tecnológica que existe na Dermatologia, que só me faz admirar mais e mais a especialidade que eu escolhi para a minha vida.

As nossas células agradecem!

3 comentários:

Michelle Salerno disse...

Olá doutora, quero saber se esse hidratante é confiável para ser usado em pele mista e oleosa, sem que haja o inconveniente do aparecimento de acne. aguardo resposta, e obrigada.

Dra.Fernanda Aguirre Bottura disse...

Oi, Michelle, é confiável, sim...tem o toque bem seco!!
Bjinhos!!

Anônimo disse...

Oi Drª Fernanda, eu queria q vc me recomendasse um hidratante para pele oleosa. O meu ritual pra limpar a pele é o seguinte: eu lavo o rosto com Actine (sabonete líquido pra pele acneica) 2 x ao dia. Borrifo água termal no rosto 2 ou 3 x ao dia e quando saio sempre passo protetor solar da Roc. Porém, não tenho um hidratante facial e nesse frio minha pele tá ficando mais ressecada. Obrigada :) ADORO SEU BLOG!! Renata