quinta-feira, 14 de abril de 2011

O desafio de tratar as olheiras...

Olá..

Hoje vamos falar de um assunto bem difícil de tratar na Dermatologia  : as incansáveis OLHEIRAS!!

Mesmo com todos os avanços , com todo o aparato tecnológico, esse ainda é o frande " calo" que nos atormenta...
Sou sempre muito sincera a respeito de tudo o que o meu paciente pode esperar de resposta dos meus tratamentos e vou, sempre, honrar pela relação verdadeira e transparente que tenho com cada um deles.
E no tratamento das olheiras é assim. Não há nada milagroso para fazer com que ela desapareça ( que bom seria, hein?), mas ela pode, ainda, melhorar Muuuuiiitooo!!

Então ,vamos lá. Para entender o seu tratamento, é necessário que vc entenda os fatores que contribuem para o seu surgimento.
  • Genética : Não tem olheira quem quer, só tem olheira quem pode, ok?  Como muitas outras características, a predisposição genética é FUN-DA-MEN-TAL para que ela apareça. Nem precisa dizer que não há nada a fazer a respeito, certo?

  • Alergias: Um histórico de alergia respiratória, como rinite , sinusite e bronquite agravam as olheiras. E não há creme milagroso que cure a danada se a alergia respiratória não estiver, também, controlada.


  • Pigmento:   Se há pigmento compondo a olheira, o clareamento do local irá melhorar bastante. Para decidir qual o melhor tratamento de clareamento, é necessário uma avaliação com lupa de LED ., mas são muitos os tratamentos clareadores disponíveis, para cada caso.

  • Sono:  Não adianta insistir: Se vc não tem uma BOA noite de sono, não há como deixar de ter olheiras. O efeito "panda " é consequência direta  da falta do descanso e da má irrigação no local. Deslique a internet e durma bem...Já é um ótimo começo!

Bom, como eu disse, apesar de ser limitado, existe melhora possível para as olheiras.
Para isso, cada caso deve ser avaliado individualmente e traçado o seu plano de tratamento para recuperar a sua área dos olhos.
 São muitas as possibilidades, e uma delas é, sem dúvida, feita para você.

Boa sorte e mãos a obra!

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Drª Fernanda, ADORO o seu blog!! As vezes dou uma passadinha pra saber das novidades q vc escreve.
Eu tenho bastante olheiras e uso um creme mt bom q ajudou a atenuar, ginkolis-contorno dos olhos da Bioscreen e Neolatina. Mas, eu não consegui achá-lo em mais nenhuma farmácia, então minha dermato me indicou um da Avene Eluage-contorno dos olhos. Porém, eu percebi q minhas olheiras ficaram um pouco mais escuras!! Isso pode acontecer? qual outro creme vc me recomendaria? Bjos, Renata do Rj

Dra.Fernanda Aguirre Bottura disse...

Olá, Renata.

Esse medicamento da Neolatina não é mesmo muito facil de encontrar. O eluage é mais anti-sinais do que clareador, é um ótimo produto, mas nem tão clareador assim. Gosto muito de manipular, mas como p vc nao sera possivel, te sugiro o Suavizador de bolsas e olheiras da Futura Biotech.

Q bom q gosta do blog, continue participando!!
bjinhos!!

Anônimo disse...

Olá! Eu preciso de ajuda com minhas olheiras. Na verdade, em primeiro lugar, eu queria saber exatamente o que são as olheiras. É que eu sempre pensei que olheiras fossem de dois tipos: com relação à cor e com relação ao volume. Só que me disseram que olheira é só quando a área em torno do olho fica escura. E o meu problema não é esse. O meu problema é que a parte inferior dos meus olhos vivem um pouco inchadas, formando até dobrinhas (independente do quanto eu durma e da qualidade do sono). Eu tenho apenas 33 anos, não acho que isso seja normal e queria muito resolver esse problema porque é muito feio! O que eu faço pra melhorar??? Por favor, me ajude! Beijo! Thaís

Dra.Fernanda Aguirre Bottura disse...

Olá, Thais!
Querida, se fosse facil assim...!
Olheira nao é facil tratar, pior ainda, sem te examinar pessoalmente.
Portanto,minha querida , não há como escapar: Marque uma dermatologista, já econheça a melhor opção para o SEU cas, ok?
Bjinhos e boa sorte!

deisinha silva disse...

Adorei esse blog!E as dicas para evitar as oreilhas são geniais!Embora seja muito dificil de combatê-la!