Em pleno século XXI, com a tecnologia a todo vapor conspirando ao nosso favor no quesito "tratamento belezístico" nem me venha com aquele velho e obsoleto pensamento de que não se pode tratar da pele no verão, ok?
Eu explico.
No verão, evita-se o uso do ácido retinóico em alguns pacientes, mais especificamente nos "amantes de Sol".
O problema é que este ácido causa um efeito colateral denominado "fotossensibilidade" que nada mais é que deixar a sua pele mais sensível quando exposta a luz solar.
Portanto: SOL + Ácido Retinóico = arrependimento na certa, ok?
Masssss, a boa notícia é que nem tudo está perdido e que não existem limites para manter a beleza da sua pele ( uhmm...adorei!!).
Neste caso, temos muitas outras opções de ácidos ( os chamados por mim de "plano B") para continuar o tratamento da sua pele, apesar do Sol .
É a chamada " manutenção" no tratamento dermatológico.
Eu costumo dizer que a manutenção é fun-da-men-tal, ainda que haja exposição solar.
É ela quem vai retirar rapidamente as primeiras manchinhas que aparecerem e, ainda, manter o resultado conquistado por você com tanto afinco durante o ano.
Portanto, se você pretende desfrutar do verão com tudo o que ele pode te oferecer, ( leia-se: Sol, praia, piscina....arghhhhh! ) agora é a hora de correr atrás do seu tratamento de pele, pegar pesado nas suas formulações para que você possa "passar" e sobreviver ao verão com a pele lindíssima, com o seu tratamento de manutenção, entende?
É o que faço com os meus pacientes há muitos anos e, modéstia
Portanto, meus queridos leitores, essa estória de que férias e Sol significa folgar, também, do seu tratamento dermatológico é um verdadeiro" blá-blá-blá".
Não há trégua, nem descanso, quando estamos lidando com a terrível corrida contra o tempo e seu implacável efeito na pele.
A dica de hoje é : Procure o seu dermatologista, peça uma orientação mais individualizada para o seu caso e ... programe-se para enfrentar o verão lindamente, apesar dos fatores externos que conspiram contra.
Bjinhos, arregace as mangas e até!
Um comentário:
Adorei suas dicas Drª.
Como no verão eu fujo um pco do sol rs. Aliás eu só pego um solzinho no final da tarde sempre protegendo o rosto e filtro solar sempre (eu reaplico o filtro direto rs).
E nesse verão vou usar o ácido retinóico por recomendação do meu Dermato. Pois não posso usar o ácido glicólico que irrita muito minha pele.
O Retinóico não irrita em nada minha pele. Adoro esse ácido.
Com os devidos cuidados é possível sim cuidar da pele no verão. Sempre faço isso! :D.
Beijocas :*
Postar um comentário