sábado, 12 de março de 2011

A difícil tarefa que envolve tratar a pele.

Boa Tarde!

Hoje resolvi escrever um pouco sobre os bastidores que envolvem a sua consulta dermatológica e o seu tratamento.

Sim, você , como paciente, nem imagina o quanto eu tenho que fosforilar para adaptar os tratamentos dermatológicos para cada paciente com muito cuidado e responsabilidade.

Costumo dizer que quem trata da pele, trata , também, dos sonhos, das emoções e das angústias que envolvem cada problema e  suas expectativas.

Sempre digo que nunca sabemos dos sonhos e das aspirações existentes junto com aquele peeling ou com aquele laser. Há muitas emoções depositadas naquele tratamento e cabe a nós, dermatologistas profissionais , lidarmos com estas questões com responsabilidade.

Difícil, né? Mas não impossível.

Na hora de sugerir um tratamento de pele,  há uma série de fatores que interferem na minha decisão.

A  cor pa pele, o nível do pigmento, o tipo de pigmentação existente, a disciplina do paciente, o histórico com tratamentos dermatológicos, a idade, o sexo, a profissão, o grau de exposição solar diário, se almoça em casa ou não, se pratica, ou não,  ativdade física....Mas também se está casada ou divorciada, passando por algum problema mais sério, fazendo algum outro tratamento de saúde, se pretende casar e ter filhos......UFFAA!!

E vc achava que era só bater o olho e decidir?

Negativo.


Agora você já pode entender um pouco da tarefa complexa que envolve um trabalho sério e personalizado.

Quem não entende a individualidade e o valor de cada pessoa que chega em nossas mãos, não pode compreender as emoções e os anseios que cada uma carrega junto com as suas escolhas.


Assim, com cautela e responsabilidade programamos o melhor caminho para cada pessoa, individualmente.

Com certeza, um caminho mágico e transformador, em todos os sentidos.


Um bom fim-de-semana a todos.



Nenhum comentário: