terça-feira, 15 de março de 2011

Diga não à acne!!

Bom dia!!

Meus queridos, hj resolvi tirar as dúvidas a respeito de uma das possibilidades terapêuticas para tratar este problema que acomete 60% da população em algum momento da vida: A acne .

O Roacutan é um medicamento cujo princípio ativo  é a Isotretinoína. Um composto tão badalado e tão pouco conhecido, na realidade, pelos pacientes.
Trata-se de um derivado da vitamina A, modificado, com  a indicação formal para o tratamento da acne moderada a grave.




 Entretanto, possui, atualmente, uma outra indicação, que é a de rejuvenescimento da pele ,a  que chamamos de uso " off label". Mas hj não vou falar desta indicação, fica para um próximo papo.

Bom, mas o que faz esse medicamento e porque ele é tão fantástico?

A isotretinína age atrofiando as glândulas sebáceas ( aquelas que produzem a oleosidade da pele) do corpo todo. Como a super-produção do sebo é um dos fatores que geram o aparecimento da acne, agora dá para entender por que ela melhora tanto a pele, né.

Porém, como nem tudo são flores, ela pode acabar aumentando as enzimas hepáticas e o colesterol, dentre muitos outros efeitos colaterais do medicamento.

Para  acompanhar esta resposta hepatica ( fígado) ao composto, o exame de sangue deve ser solicitado mensalmente, a princípio . Se estiver tudo ok, podemos dar períodos maiores entre uma avaliação e outra, até o final do tratamento.

A pele, os lábios,os olhos,  o trato gatrintestinal ficam super- ressecados, necessitando de uma hidratação extra.

O efeito colateral mais grave e mais temido do medicamento é  a chance de mal formação fetal ( teratogenia ) , caso a paciente engravide durante o tratamento com o medicamento .

Bom, queridos, por isso e por muitas outras particularidades deste medicamento a conclusão final é :
É um excelente remédio, quando bem indicado.

A partir do momento que avaliamos os riscos e chegamos à conclusão de que o paciente terá muito mais benefícios do que efeitos colaterais com o uso do composto e fazemos uma monitorização séria, o tratamento está indicado, na minha opinião.

Claro que é necessário uma avaliação minuciosa de cada caso e exceções existem.

Fica a dica de consultar um especialista e saber se é o SEU caso.

Se não for, muitas outras opções estão disponíveis para te ajudar.

É só dar o primeiro passo.

Um excelente dia a todos!!

Um comentário:

Anônimo disse...

oi, dra! o aumento do colesterol é comum? o que fazer se os exames mostrarem o aumento do colesterol quando se está usando a isotretinoina?