quarta-feira, 4 de maio de 2011

Base com filtro x Filtro solar com base

Oie.

Eu estava justamente explicando essa diferença para uma paciente durante a consulta quando decidi esclarecer, definitivamente, esta questão complexíssima aqui no blog.

É uma dúvida universal.
Afinal, qual é a diferença entre uma base com filtro solar e um filtro solar com cor de base ?



Vamos lá.

Filtro solar com base:

Trata-se de um filtro solar, normalmente contendo filtros químicos e físicos ( Dióxido de Titâneo e Óxido de Zinco) o que confere ao filtro solar uma aparência normalmente esbranquiçada . É aquele famoso efeito " Michael Jakcson" que ninguém gosta na pele.
Portanto, para que este tipo de filtro solar mascare as partículas esbanquiçadas do filtro físico e fique mais natural na pele, é encorporado na sua formulação um tom de base.
Portanto, o filtro solar com base é um filtro solar primário, com características e proteção de filtro solar e com um efeito base secundário.

Veja algumas opções:









Base com filtro solar:

Trata-se de uma maquiagem ( tipo base ), com características primárias de maquiagem, que contém, de quebra, um fator de proteção na sua formulação.
Perceba que, por não ser um filtro solar primário, esses produtos não devem, obrigatoriamente, ser vendidos em farmácia, nem especificar se apresentam fator de proteção anti-UVAe/ ou UVB no rótulo.
Normalmente são bases com pouco FPS, mais ou menos 15 a 20, insuficientes para serem utilizadas sozinhas, como se fossem filtro solar.

Veja algumas opções:









Mas, afinal, que eu quero dizer com isso?

Quero dizer: Cuidado!

Opte pelos seus produtos sabendo exatamente o que você está usando.
Canso de receber pacientes com a pele manchada que juram estarem usando filtro solar quando o que usam é apenas uma base com filtro insuficiente para a sua pele.

Espero ter esclarecido!!
Bjinhos e até mais!!

2 comentários:

Livia Pino disse...

Adorei Fernanda,
esta e uma duvida super frequente no meu consultório tb.
parabens!
bjs

Fernanda disse...

Eu estou usando o Helioblock fps40ac com a base toleriane por cima no dia a dia. Tá certo? Sempre fiquei cismada q só o toleriane nao protegeria mesmo. Gosto muito do pó da adcos tb, mas qdo uso passo o roc oilcontrol antes.