quinta-feira, 5 de maio de 2011

Esterilização de pincéis e esponjas, já!!

Olá.

Hoje de manhã, enquanto me maquiava para vir ao trabalho, eu me lembrei de uma dica importantíssima que às vezes esqueço de falar para as minhas pacientes durante a consulta: A higienização das esponjinhas e dos pincéis de maquiagem.





Você já deve saber que, no mecanismo de formação da acne, as bactérias representam um fator importante.
Sim. Um cravo é só um cravo ( aquele pontinho preto, o famoso comedão) se não houver a participação das bactérias. Caso elas estejam por ali, na superfície da pele, um cravo pode virar uma super espinha, com todos aqueles sinais de inflamação que você conhece bem...Arghhh!!
Onde eu quero chegar com essa estória das bactérias ??





O que eu quero dizer é que vc nem imagina por onde estas bactérias chegam até  a pele. Pelas mãos, pela toalhinha que vc enxuga a boca e insiste em secar o rosto com a mesma toalha (péssimo hábito, mas isso é estória para um proximo post!!)  e... simmmm, pelo pincel  e esponjinha que vc utiliza na sua maquiagem.

Portanto, nesta guerra declarada contra a acne e tudo o que pode contribuir com ela, cuidar dos seus acessórios de maquiagem deixam de ser um simples detalhe e vira uma ne-ces-si-da-de.

Aprenda o passo-a-passo para cuidar dos seus pincéis e esponjinhas:


  1. Separe, 1 vez por semana, todos os seus acessórios de maquigem: Pincéis, esponjas e afins para uma mini-esterilização em casa. 

2. Lave estes utensílios com shampoo anti-resíduos, aquele shampoo de limpeza profunda para cabelos. Repare na cor da água que escorre dessa lavada.

3. Deixe de molho, de um dia para o outro, em uma solução contendo metade de água e metade de sabonete liquido degermante, tipo Protex.


 4. No dia seguinte é so enxaguar os produtos com bastante água corrente e deixar secar, de preferência , ao Sol.

Repetir a limpeza a cada semana.


Fica a dica de limpeza do dia.

Sua pele e seus poros dizem..... Amém!!





4 comentários:

Michelle S Lima disse...

Oi Fernanda, muito bom esse post! Vc citou o uso da mesma toalha para secar boca e rosto, fiquei pensando naqueles que compartilham toalhas e usam a toalha do banho para secar o rosto. Ainda bem que ninguém aqui em casa tem esse hábito. Tudo é questão de informação e acreditar no que os responsáveis profissionais da saúde nos ensinam para o nosso bem. Abraço.

Livia Pino disse...

Excelente post Fernanda!
coloquei no meu facebook.
bjs

Dra.Fernanda Aguirre Bottura disse...

Olá, Michelle.
Queridam nem me fale sobre essa falta gravíssima..!! Prometo que vou falar mais sobre isso depois.
Livia, q bom q gostou.

Bjinhos p vcs!!

elianafatimasouza@hotmail.com disse...

Dra. Fernanda sou eternamente grata por todas as preciosas informações que leio em seu blog.

Que Deus a ilumine sempre,

Obrigada.