domingo, 13 de março de 2011

O envelhecimento da pele

Olá.

Eu estava fazendo uma aula para as residentes de dermato lá do Hospital Universitário e resolvi compartilhar esse assunto de interesse mundial com vcs aqui no blog.

Claro que nao vai haver termos técnicos nem uma linguagem muito científica, mas apenas fazer entender parte deste processo tão complexo que é o envelhecimento cutâneo.



Como eu disse antes, o fenômeno do envelhecimento é um tema complexo, fisiológico e irreversível.
 Porque vc acha que é tão complicado descobrirem uma fórmula mágica para interromper o envelhecimento? Justamente porque existem vários fatores atuando conjuntamente para chegar ao efeito final, o que chamamos de processo multifatorial.
Sendo assim, é fácil entender porque não há como interromper este processo atuando em uma única causa.

O envelhecimento  genético, cronológico da pele, aqueles que chamamos intrínseco ( " seu")  inicia-se a partir dos 30 anos de idade.  Sim.  É a partir desta idade que começamos a inserir, no hall de medicamentos dermatológicos os chamados produtos "anti-age", que vão se diferenciar ente o diferentes graus de idade  e de envelhecimento de cada paciente.

O envelhecimento extrínseco, aquele causado por fatores externos, ambientais, inicia-se logo ao nascimento. A partir do momento em que estamos expostos  à irradiação solar ( um dos fatores mais contribuientes para o envelhecimento da pele ), cigarro, poluição, ar -condicionado ( sim, ar-condicionado envelhece), bebida alcoolica, má- alimentação, etc.
Para evitar este tipo de envelhecimento, lançamos mão de reeducação. Leia-se reeducação solar  ( filtro solar, chapéu, boné, sombrinha) , alimentar ( menos alimentos condimentados e mais vegetais e gorduras insaturadas), de hábitos de vida ( dizer não ao cigarro), entre outros.
Os ainti-oxidantes são, também, muito úteis neste caso por diminuirem o stress - oxidativo cas células e combaterem os vilões radicais livres do nosso corpo. Entre eles, citam-se a Vitamina C ( estrela ), Vitamina E, Acido Lipoico e Coenzima Q 10  e os Polifenóis , substâncias derivadas do vinho (a tiete do momento).

Bom, resumindo esse papo- cabeça, uma coisa é certa, por mais dolorosa que seja: A cada segundo estamos sob um processo irreversível de envelhecimento celular.

Porém, a boa notícia é que os avanços da Dermatologis estão soprando a seu favor.
Atualmente, inúmeras técnicas de procedimentos não -invasivos estão a sua disposição nos consultórios dermatológicos para te fazer envelhecer com dignidade.

É isso. A dica de pele de hoje é : Envelhecer, sim; se entregar, jamais!!

Bom domingo e até breve.

2 comentários:

ft Michelle Salerno disse...

Olá Dr Fernanda, parabéns pelo blog! quero saber qual a técnica mais utilizada para o rejuvenescimento da pele a partir dos 30 anos. Sei que cada caso é único, mas poderia citar o tratamento mais indicado para a estimulação do colageno, da elastina bem como da tonicidade da pele? Aguardo sua resposta.

Dra.Fernanda Aguirre Bottura disse...

Olá, Michelle.

Como vc mesma disse, existem casos e casos.
Mas, para exemplificar, a minha técnica preferida, nessa idade, é a luz pulsada em consultório, aliada ao botox light. Assim, estamos estimulando colágeno novo e , ainda, fazendo o relaxamento muscular necessário no processo anti-age.

Mts beijos e obrigada por acompanhar o blog!!